segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Mensagem 005/2020

 

ENCHENDO AS REDES

Estando Jesus à beira do lago de Genesaré, grandes multidões se apertavam em volta dele para ouvir a palavra de Deus. Ele notou que, junto à praia, havia dois barcos vazios, deixados por pescadores que lavavam suas redes.

Entrou num dos barcos e pediu a Simão, seu dono, que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se no barco e dali ensinou as multidões.

Quando terminou de falar, disse a Simão: “Agora vá para onde é mais fundo e lancem as redes para pescar”. Simão respondeu: “Mestre, trabalhamos duro a noite toda e não pegamos nada. Mas, por ser o senhor quem nos pede, vou lançar as redes novamente”.

Dessa vez, as redes ficaram tão cheias de peixes que começaram a se rasgar. Então pediram ajuda aos companheiros do outro barco, e logo os dois barcos estavam tão cheios de peixes que quase afundaram.

Quando Simão Pedro se deu conta do que havia acontecido, caiu de joelhos diante de Jesus e disse: “Por favor, Senhor, afaste-se de mim, porque sou homem pecador”. Pois ele e seus companheiros ficaram espantados com a quantidade de peixes que haviam pescado, assim como seus sócios, Tiago e João, filhos de Zebedeu.

Jesus respondeu a Simão: “Não tenha medo! De agora em diante, você será pescador de gente”. E, assim que chegaram à praia, deixaram tudo e seguiram Jesus. Lucas 5:1-11

 

Essa passagem é bastante conhecida principalmente pelo fato de Simão Pedro ter pescado a noite toda e não ter pegado nada, mas quando Jesus pediu pra ele jogar as redes o resultado foi milagroso.

Jesus pregava a beira do lago, e enquanto Ele pregava, podemos imaginar que Simão com seus sócios estavam lavando as redes depois de uma noite de muito trabalho, mas sem resultados.

Certamente, não passaram despercebidos por Jesus, embora houvesse uma multidão, embora houvesse muitos buscando a palavra atentos e famintos, Jesus sabia que mesmo lavando as redes, Simão estava atento.

Jesus sabia da noite dura de trabalho e improdutiva, sabia da frustração de Simão, que mesmo com tanta experiência e esforço, voltaria para casa naquela manhã de mãos vazias.

Talvez você também esteja vivendo uma situação parecida. O ano de 2020 foi diferente, muitas coisas aconteceram que culminaram com “redes vazias”, muito esforço e pouco resultado.

Mas saiba que assim como Jesus percebeu a frustração de Simão, ele também está percebendo a sua.

E assim como muitos ali só viam em Simão um simples pescador, Jesus via muito mais nele, via todo o potencial que nem ele sabia que tinha, e assim também ainda que muitos não vejam, a palavra do Senhor diz que Ele ESQUADRINHA nossos corações, Ele sabe o potencial que ainda será revelado em sua vida.

A palavra diz que Jesus escolheu um dos barcos, Ele sabia quem era o dono, e aqui a história de Simão começa a mudar.

Era uma grande multidão, o barco era o instrumento de sustento de Simão, ele poderia ter se assustado com aquele alvoroço e ter negado ao mestre subir em seu barco, afinal o risco de outros subirem e afundarem ou quebrarem o barco era muito grande.

Mas Simão permitiu Jesus entrar em seu barco, e esta escolha foi fundamental para aquilo que o Senhor tinha preparado para ele.

Mesmo correndo risco, ele permitiu que Jesus entrasse no instrumento de trabalho tão precioso.

Precisamos assim como Simão, permitir que o Senhor entre em nossa vida laboral, em nossa vida financeira, embora pareça arriscado, embora pareça que não vai acontecer nada, porque Jesus pediu o barco para melhor pregar a palavra, para ensinar, ou seja, primeiramente Jesus UTILIZOU-SE dos recursos de Simão, e não lhe fez qualquer promessa, não lhe fez qualquer proposta.

Confiar em Jesus é fundamental, o milagre só aconteceu porque claramente Simão liberou seus recursos para o Reino.

Mais tarde Jesus disse: “Agora vá para onde é mais fundo e lancem as redes para pescar”.

Depois de ter feito a obra, de ter pregado a palavra, Jesus chama Simão para um novo desafio: Submeter;

Mesmo tendo pescado a noite toda, mesmo tendo experiência e conhecendo o lago e ter a convicção que ali não se pegaria mais nada, ainda mais naquele horário, Simão é desafiado a fazer algo que para ele parecia em vão.

Muitas vezes temos dificuldade devida a nossas experiências, devida nossa própria descrença em submeter a uma autoridade, a um ato profético, a algo que parece simples demais para gerar resultado.

Somos desafiados a Submeter; somos chamados a obedecer, e obediência não é andar e fazer algo em que enxergamos resultado a frente: é atitude de fé, mesmo sem entender, mesmo sem vislumbrar resultados, agir conforme as instruções.

O resultado foi algo inimaginável para aqueles experientes pescadores, não havia em seus históricos nada comparado, nada previsto de uma pescaria tão abundante.

De modo que precisaram pedir ajuda a outro barco. Isso causou um impacto tão grande em Simão, que no mesmo instante ele pediu pra Jesus se afastar dele.

Reconhecendo o milagre, reconhecendo a pureza de Jesus, e sabendo de suas mazelas e pecados, Simão entendeu que não poderia ficar perto do Mestre, mas Jesus o acalma, “não temas” TEM UM NOVO TEMPO CHEGANDO....

Está chegando e já chegou um novo tempo na sua vida. Não importa os resultados ruins, não importam as suas falhas e seus pecados, Jesus escolheu entrar no seu barco, Jesus escolheu mudar a sua história!!!

Chegou o tempo de encher as redes, o tempo de uma colheita farta, de uma pescaria abundante jamais vista na sua vida.

Jesus escolheu o barco da sua vida para mudar a sua história e a de tantos que por suas redes serão alcançados.

Ainda que você não esteja vendo, como Simão não via, mas por ter sido a palavra de Jesus, ele decidiu obedecer e mais uma vez lançar a rede, assim será na sua vida, basta ouvir o Mestre, basta submeter e obedecer no que o Senhor está te direcionando e suas redes serão cheias, seus celeiros serão fartos, e assim como Simão você entenderá um propósito ainda maior que o Senhor tem para sua vida.

A história de Simão foi totalmente alterada. Tudo o que ele queria depois de uma noite de frustração era pescar alguns peixes para seu sustento e de sua família, e agora ele está com uma rede que nem consegue tirar do mar.

E mesmo com esse resultado extraordinário ele descobriu que seu propósito não era somente este.

Descobriu que algo muito maior estava preparado para sua vida, e através de Jesus isso lhe foi revelado, e o impacto em seu coração foi tão grande que toda aquela pesca abundante perdeu a importância e ele deixou todo resultado extraordinário para trás e seguiu ao Mestre.

Assim como foi com Simão, Jesus tem um propósito maior a ser revelado em sua vida do que o que você tem visualizado.

Há algo muito maior do que resultados extraordinários há um plano maior do que seus olhos podem ver.

Deixe Jesus entrar no seu barco, não tenho medo se no inicio parecer que nada esta acontecendo, primeiro Jesus ministrou, primeiro Ele ensinou, pra depois fazer o milagre.

Deixe-O falar ao seu coração, deixe-O fortalecer-te primeiro, porque o milagre vem logo em seguida, a vitória vem na sequência, e depois, a revelação de um propósito maior que Ele tem pra você.

Como Simão, permita que Ele adentre na sua vida, permita que Ele lhe de instruções, ainda que lhe pareçam sem sentido ou desnecessárias, creia, e tão somente submeta-se e grandes coisas o Senhor fará na sua vida.